segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Gurehtto Rabitto (The Great Rabbit)

Gurehto Rabitto:


Tendo em conta o estilo de animação de Gurehto Rabitto - orgulhosamente 2D numa altura em que o 3D é a regra no cinema comercial - o facto deste filme de Atsushi Wada ter ganho o Urso de Prata para curtas metragens na Berlinale 2012 pode ser visto como um voto de esperança no futuro da animação tradicional.

Wada não optou apenas por um 2D extremo (quase sem perspectiva) mas por animar esta curta totalmente à mão, conferindo-lhe traços tipicamente japoneses mas com um toque mais de surrealidade. A história do filme é toda ela surreal - a lembrar aquelas animações checoslovacas dos anos 80 que víamos no programa do Vasco Granja - e decerto simbólica, mas confesso que não consegui apanhar o significado por detrás dos símbolos.

"Se acreditam no Grande Coelho significa que acreditam em tudo, se não acreditarem no Grande Coelho significa que não acreditam em nada" é a citação do realizador que dá início ao filme. No meu caso a questão não foi se acreditei ou não, eu não percebi o Grande Coelho e, por muito interessante que a animação seja, mesmo com meros 7 minutos de duração acabei por me aborrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário