segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Berlin Today Award 2012: A Little Suicide

A Little Suicide:


Inserido na iniciativa Berlinale Talent Campus o Berlin Today Award serviu como competição de curtas metragens entre 2005 e 2012. Os candidatos eram emparelhados com produtoras alemãs, era-lhes dado um tema e um limite de 10 minutos, e os melhores cinco eram apresentados ao público durante a Berlinale. Este o tema foi "every step you take" e esta foi uma das curtas finalistas.

A Little Suicide é um curiosíssimo filme em que a animação e a imagem real se misturam de uma forma muito inovadora, num compósito de filmagens, stop-motion e time-lapses que levou 5 meses da vida da realizadora Ana Lily Amirpour para um resultado de 10 minutos. Nele seguimos uma anónima barata que, conhecendo o ódio que a raça humana tem pela sua espécie, deseja morrer.

Ora, pensa ela, nada melhor que me colocar em situações em que os humanos me desejem matar. Acontece que a nossa amiga barata escolheu o pior dia de todos para provar a sua teoria existencialista. No dia em que a barata decide morrer todos os humanos que encontra são (relativamente) simpáticos consigo e, resumindo e concluindo, não a matam.

Eis senão quando a barata acorda. Ao seu lado está a sua mulher e as suas centenas de baratas-bebé. Tudo foi um pesadelo? Parece que sim, até que...

Com a excelente animação que já referi e uma mensagem positiva e de tolerância, A Little Suicide será decerto um excelente acrescento a festivais de animação e/ou programação infantil de futuros festivais de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário