segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ile Wazy Kon Trojanski?

Como sabem, aqui há uns tempos estive de férias e durante essas férias estive na Alemanha e na Polónia. O cinema alemão já vou conhecendo mais ou menos, o polaco nem por isso (não conhecia nada tirando o Kieslowski e o Skolimowski). Essa situação vai alterar-se em breve; trouxe uma série de DVD de lá e por isso não estranhem se nos próximos tempos o marcador Polónia daqui do blog cresça um bocadinho.

Como primeiro destes filmes polacos escolhi o




O título desta comédia/romance fantástico (as in cinema fantástico, não fantástico por ser bom) significa "Quanto pesava o cavalo de Tróia?" e, para ser muito honesto, é o elemento mais profundo de todo o filme...mesmo tendo em conta que a história envolve viagens no tempo.
A história é 1/3 Back to the Future, 1/3 Goodbye Lenin! e 1/3 Friends: no ano 2000, na véspera do seu quadragésimo aniversário, Zosia (Ilona Ostrowska, igual à Courteney Cox - daí o Friends) deseja voltar a ser mais nova. Pouco tempo depois esse desejo é concretizado, claro, mas de uma forma mais literal do que o desejado: Zosia viaja no tempo (não se sabe nem interessa como) e - tendo adormecido na Varsóvia de 2000 - acorda na Varsóvia de 1987, ainda sufocada pela URSS (daí o Goodbye Lenin).

Com uma moral de "cuidado com o que desejas" Zosia vai ter de tentar reverter o seu desejo. Isto porque, ao ter ficado mais nova Zosia voltou a estar casada com o idiota do seu primeiro marido (igual ao Sean Penn), vai ter de re-engravidar da sua filha e tentar com que o segundo marido se apaixone novamente por ela.

A ideia do filme é tentar apelar pelas cenas de fish out of water (Zosia mantém a mentalidade e conhecimentos de 2000 em 1987) e pelo eventual romantismo a extrair da tentativa de reconquista do (actual?) marido. Esse segundo aspecto não resulta de todo (ou então sou eu que sou um insensível) e mesmo o primeiro só tem duas ou três piadas dignas de nota. Talvez para um Polaco a coisa funcione melhor, mas eu não fiquei nada convencido com este trabalho do realizador Juliusz Machulski.

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