sábado, 29 de maio de 2010

Soul Kitchen

Soul Kitchen:


Chegou o dia! O dia em que tenho de usar uma expressão muito querida de críticos "a sério". A razão é este novo filme do Fatih Akim e a razão é o restaurante que dá o nome ao filme, o Soul Kitchen.

E aqui vem a expressão: neste filme, é o próprio restaurante o personagem principal. Está dito e é verdade! Não deve ser por acaso que o filme tem este nome, não é? Se fosse outro o personagem principal, se calhar o filme chamar-se-ia Zinos Kazantsakis, ou assim.

O grande problema é que o realizador não se deve ter apercebido disto enquanto fazia a montagem final, porque se por um lado enquanto o filme está centrado no dia-a-dia do Soul Kitchen a coisa funciona bem, quando o foco muda para as pessoas que dele dependem a coisa dispersa-se muito e torna-se até um bocado exagerada (estou a pensar numa das últimas imagens da festa final, com a senhora das Finanças). É pena, mesmo, porque até estava a gostar muito do filme, mas depois de descarrilar nunca mais voltou ao que era.

Se calhar estão a pensar "se o restaurante é o melhor do filme, os personagens humanos e os actores que os representam devem ser mesmo maus", mas não é bem o caso...até não estão nada mal (sobretudo Zinos, o protagonista, interpretado por um tal de Adam Bousdoukos) enquanto são mostrados como pessoas normais - caso da relação entre Zinos e a (ex) namorada, Nadine - mas não funciona a partir do momento em que, talvez por falta por tempo para os aprofundar mais, são apresentados como meras caricaturas.

Ainda assim o filme é engraçado. Não é uma comédia desbragada, longe disso, mas deixa-nos bem dispostos durante algum tempo e essa boa disposição tem dois grandes responsáveis, a banda sonora funk/soul de primeira qualidade (mesmo!) e - voltando ao tal personagem principal não humano - o ambiente do restaurante, que nos deixa a pensar que deveria existir um igual em todas as cidades.

Eu vi-o porque amei o trailer (vejam também, acho que vão gostar), vocês vejam se puderem, mas não o considerem uma prioridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário