Cedar Rapids, a segunda maior cidade do estado norte-americano do Iowa tem cerca de cento e trinta mil habitantes e tem como principal aspiração à fama ser a cidade natal do Ashton Kutcher e do Elijah Wood. É uma cidade desinteressante, num dos Estados mais desinteressantes dos Estados Unidos da América. Só uma pessoa Tim Lippe poderia achar que Cedar Rapids é uma versão mais amena de Las Vegas.
Quem é Tim Lippe? Antes de mais é o Ed Helms, mas para além disso é um vendedor de seguros que, por morte de um seu colega, se vê forçado a ir a Cedar Rapids, a uma convenção regional de vendedores de seguros e (tentar) ganhar, pela terceira vez consecutiva, o Two Diamonds Award. Tim vem de Brown Valley, Wisconsin, uma terra que (segundo consegui apurar) não existe mas que, por comparação, deve ser tão animada como Cortes Pereiras, concelho de Alcoutim.
Tim, claro está, é um geek mas daqueles! Nunca saiu da sua terra, todas as quartas feiras tem sexo com a sua antiga professora de Biologia (e está apaixonado por ela, achando que é correspondido), usa uma bolsa para guardar valores junto à barriga porque vai à grande cidade (Cedar Rapids), etc. etc. etc. Estão a ver o personagem do Steve Carell no Dinner for Schmucks? É tipo isso, mas menos estúpido e num filme menos cruel mas com pouco mais piada.
Tim é um peixe fora de água, e o filme é uma comédia declaradamente desse género, mas os restantes personagens (que incluem na lista de actores um John C. Rilley que agora só faz filmes da trampa e a Anne Heche, raro ponto positivo neste filme) também o são. Parafraseando o Triunfo dos Porcos, todos são geeks, mas uns são mais que outros.
Em Cedar Rapids Tim vai deixar de ser o idiota que é e, era certinho, vai crescer com as experiências que viveu, pena é que quase nada tenha graça num filme que supostamente a teria. Não tenho um clicker mas posso dizer-vos com certeza absoluta...ri-me três vezes durante os oitenta e sete minutos do filme, o que dá uma gargalhada a cada vinte e nove minutos. Digamos que se Tim fosse tão (in)competente a vender seguros como esta comédia foi a fazer-me rir podia bem dizer adeus ao seu desejado prémio.
P.S.: Uma informação para colocar os meus queridos leitores em contexto: Cedar Rapids, Iowa, deve ser tão interessante que este filme nem sequer foi lá filmado.
P.P.S: Nota para mim próprio: Joãozinho, não podes esperar que um filme que tem um poster como este venha a ser algo que se aproveite.