terça-feira, 15 de setembro de 2009

The Room


Atenção! Este post é muito especial! Esta é a SMR ao novo melhor pior filme de sempre!

O anterior titular desta honra era o Plan 9 from Outer Space, essa obra-prima do Ed Wood que nos apresenta discos voadores que na verdade são tampões de jantes presos por fios de nylon (que se vêem na tela) e que conta como protagonista o Bela Lugosi, que - milagre! - morreu antes das filmagens do filme. (O Ed Wood usou imagens de arquivo que tinha filmado e nas restantes cenas usou outra pessoa, que não se parece nada com ele, mas manteve o nome da sua estrela, por ser mais sonante)

Como é que tal filme pode ser superado, perguntam vocês? Ora, porque o The Room tem isto e muito mais! Vamos listar algumas das suas pérolas:

* Tem um personagem que aparece do nada, como se sempre lá estivesse, porque surge para substituir outra, cujo actor se demitiu a meio da produção
** Tem uma mãe a dizer que tem cancro na mama como quem diz que comprou o jornal e depois nunca mais fala nisso (e continua perfeitamente saudável)
*** Tem o Tommy Wiseau, realizador, produtor, argumentista e actor no filme. Para verem o nível do senhor há no fórum do IMDB um post que pergunta "Tommy Wiseau: foreign or retarded?". Eu aposto no retarded! (Vejam a foto dele no poster, ali em cima)
**** Tem a melhor mudança de assunto de sempre: Fala-se de negócios bancários e de repente solta-se a pergunta "Anyway, how's your sex life?"
***** Tem um apartamento (não um Room, que é outra coisa que não percebo...porquê este título?) em que a decoração consiste em fotografias de colheres de plástico.
****** Tem este diálogo:

Lisa: Do you want me to order a pizza?
Johnny: Whatever, I don't care.
Lisa: I already ordered a pizza.
Johnny: You think about everything, ha ha ha.
******* Tem tantas outras coisas, que só vendo é que se acredita.

Tudo isto parece estranho e muito mau. É estranho e muito muito mau, mas é tão mau que é bom. Merece ser visto por todos e estou tentado a organizar uma exibição em Lisboa. É tão mau que quero comprar o DVD. É tão mau que quero que façam um remake "shot by shot", como o Gus Van Sant fez com o Psycho e como já li que se fala em fazer (tal é o fenómeno de culto). É tão mau que ando obsessivamente à procura de informações sobre o filme...informações que justifiquem, por exemplo, como é que esta pérola teve um orçamento de 6 milhões de dólares ou qual é a origem do Wiseau, cujo sotaque e qualidade de actuação faz com que o Van Damme pareça um actor do método. (A melhor teoria, by the way, é que ele ganhou o dinheiro enquanto mercenário na Bósnia).

Serviço publico era mostrar este filme em todas as escolas e locais de trabalho do país. A crise terminaria, ou pelo menos o pessoal ficava mais bem disposto.


P.S.: Se forem ver o trailer a dada altura dizem que é uma "black comedy". É importante que saibam que o filme foi filmado como algo sério, a parte da comédia é a estratégia de marketing que está a tentar aproveitar o culto à volta do filme. Este filme, hilariante, não é uma comédia!!!

3 comentários:

  1. Será em casos como este que eu me irei inspirar tanto para a minha vida pessoal como para a minha vida profissional! The Room será uma marca maior que a Coca-cola e há que aprender com isto! Ensinam-se grandes lições neste filme de vida, uma das melhores é como tentar atirar um amigo do terraço do prédio sem perder a sua amizade ou mesmo como fazer uma sessão fotográfica fantasma (sim porque não se viu nada). Verdadeiramente inspirador! Só mais uma coisa: "Oh hi Johnny"

    ResponderExcluir
  2. Oh, hi Margarida!

    Sessões fotográficas onde se tiram fotografias são muito à anos 90, agora a nova moda é sessões fotográficas sem fotos!

    ResponderExcluir
  3. Eu que ainda estou presa na era digital... Lá em cima eram "lições de vida neste filme" não "lições neste filme de vida". Anyway, I don't want to talk about it...

    ResponderExcluir