domingo, 13 de setembro de 2009

Public Enemies

Public Enemies:



John Dillinger foi considerado por muitos o apogeu do assaltante de bancos, precisamente nos "anos de ouro" dessa prática tão bonita e respeitável. Por isso, um filme sobre ele, realizado pelo senhor responsável por um dos melhores filmes de assaltos que já vi (falo do Heat) estava alto na minha lista de prioridades.

Demorei um bocado até o conseguir ver, mas lá foi desta e venho satisfeito com o que vi.

Já conhecia um bocadinho da história do Dillinger por causa de uma banda que me agrada bastante e que tem o seu nome, mas desta vez fiquei a saber mais sobre a sua vida e não só o seu plano de fuga (de certeza que há pessoal que vai perceber a referência, quanto aos outros...temos pena). Partindo do princípio que o que é retratado é realista (tirando alguns exageros, como a ida à esquadra, que já li ser um exagero criativo) o homem tinha um estilo do caraças a fazer o que fazia, pelo que não é assim tão estranho ter sido idolatrado numa América em Depressão e onde (quase) todos se sentiriam tentados a seguir o seu exemplo.

Um personagem tão estiloso só podia ser interpretado pelo actor mais cool da nossa geração, o Johnny Depp, claro. A sua interpretação é um dos pontos altos do filme, mas não é a única: também gostei muito do Christian Bale e da Branka Katic. A Marion Cotillard é que não me deixou grande fã; não vi o La môme (pelo qual ela ganhou o Óscar de melhor actriz) mas neste filme a interpretação dela deixou-me mais irritado que empático, e julgo que não seria isso o pretendido.


P.S.: Não percam a SMR, muito em breve, sobre o melhor pior filme de sempre. Vou tentar fazer-lhe justiça!

4 comentários:

  1. Concordo: Heat é muito muito bom e Public Enemies correspondeu às minhas expectativas. Johnny Depp é um Senhor :) mas discordo quanto à Marion Cotillard, fui a pensar que ela iria dar uma interpretação demasiado "francesa" mas gostei do que vi.

    ResponderExcluir
  2. Mononoke: Já sabes qual é, agora é ler a SMR acima
    Margarida: não fiquei totalmente satisfeito, o que é que queres que te faça? ;)

    ResponderExcluir
  3. por acaso não gostei nada do filme, principalmente por ter sido filmado no estilo recente do Mann, demasiado digital para um filme de época. as nuances ao Heat são uma beca desnecessárias, e o que me chatiou mesmo é que a qualidade dos actores principais não sobressai como devia...ou então era só eu que tinha expectativas demasiado altas para o filme lol.

    ResponderExcluir