Rewers:
Rewers é um filme polaco que poucos ou nenhum de vocês irá ver, mas deviam. Deviam porque se trata de um filme bastante interessante, que merecia uma distribuição mais alargada.
É um daqueles casos em que o conteúdo é menos importante que a forma, e juro que não estou a dizer isto por não a ter compreendido completamente. Se esta história fosse contada de uma forma mais normal, por assim dizer, não tinha metade da piada.
Aliás, digam-me vocês: a história de uma rapariga solteira que vive com a mãe e a avó num apartamento que não se rende aos seus tempos, a Polónia de 1957, parece-vos interessante? Mesmo que as insistências de avó e mãe em arranjar namorado à rapariga levem o argumento para terrenos mais próximos de um thriller de espionagem?
Pois agora juntem-lhe um look tipo Jean-Pierre Jeunet. A coisa já se torna mais gira, não é? Pois é esse look que dá uma data de pontos ao filme. Borys Lankosz (o realizador) consegue manter o interesse visual durante toda a sessão e até as escolhas de casting (nomeadamente Agata Buzek, a protagonista que aparece no poster lá mais para cima) parecem perfeitas para ajudar ao look cartoon que só pode ser propositado.
Imaginem o Sin City filmado com meios e um orçamento adequado à Polónia - que, não duvidem, é bem superior ao português - e conseguem ficar com uma boa ideia do que se passa em Rewers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário