segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte

Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte:



Segundo um dos personagens do filme, que permanece anónimo (repararam que os adultos não têm nomes?), o laço branco a que o título deste filme se refere é uma marca, uma forma de recordar os seus filhos de que têm de se manter num caminho de pureza e bondade. Depois de fazerem asneira, e de levarem uma valente sova como castigo ("Dói-me mais a mim que a vocês" deu-me vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo) são "condenados" a usar o laço no braço ou no cabelo, até que o pai considere que o comportamento deles já não é digno de censura.

Mas pureza e bondade são coisas que não encontramos muito por aqui. Mantendo a temática central dos seus filmes, o realizador Michael Haneke (sim, o mesmo do sadicamente genial Funny Games) usa estas 2h20m para explorar os efeitos da violência numa pequena comunidade agrícola alemã, no início do século XX.

Ao longo do filme vão sendo cometidos vários crimes cujos autores nunca nos são revelados expressamente. Fica ao critério dos espectadores reflectir e tentar saber quem é o autor. Mas qualquer que seja a resposta (eu tenho uma, mas não a vou partilhar, quero que vejam o filme sem preconceitos, ainda que preconceitos de qualidade) o que interessa - como se diz muito no mundo da educação não formal - é o processo.

A identidade do autor é pouco relevante, o que Haneke deseja é que reflictamos sobre o crescendo de medo e desconfiança que se segue a cada acto de violência. De certa forma fez-me lembrar um discurso de que gosto muito e que já citei aqui.

Muita gente vê neste filme uma eventual fábula sobre o surgimento do nazismo. Eu confesso que não o vejo como tal. É verdade que é alemão e se desenrola numa sociedade em que existe muita opressão, mas parece-me que a metáfora não é assim tão profunda: nem tudo o que é opressivo e alemão é, necessariamente, nazi.

Seja como for, há um evento histórico - o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando (momento cultural é oferta da casa) - que marca o final deste filme. A partir dali tudo vai mudar, nós sabemo-lo e os personagens pressentem-no. É um culminar muito bem conseguido de um filme que também o é (bem conseguido) e que apenas que peca por ser um pouco longo demais.

Tudo o resto, desde a excelente fotografia a preto e branco à alta qualidade da representação, está "daqui" e é por isso que ou muito me engano ou vai adicionar o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro à Palma de Ouro de Cannes e o Globo de Ouro que ganhou a semana passada.


P.S.: Para aqueles que estão curiosos sobre o que é que o título original quer dizer, o significado é O Laço Branco - Um Conto Infantil Alemão.

2 comentários:

  1. este está na lista de espera do disco rígido, e pelos vistos não vai passar sem uma review minha também (o que consequentemente o vai colocar na lista de espera das reviews lol). gostei de ler, fiquei a perceber melhor o que trata o filme (quando o saquei foi mesmo só pelo realizador e pela palma de ouro).

    ResponderExcluir
  2. Acho que vais curtir. Mas espero que ou saibas muito bem alemão ou tenhas as legendas para acompanhar. Eu percebo alemão básico e não topei mais que 3 ou 4 frases do filme, haha

    ResponderExcluir