domingo, 28 de agosto de 2011

Autobiografia lui Nicolae Ceaușescu



Queridos leitores, este é um dia de estreias neste blog. É a primeira vez que escrevo a SMR enquanto a sessão que analiso ainda está a decorrer e sim, é a primeira vez (e espero que última) que saio durante a sessão.

O filme que ainda está a decorrer na sala 4 do Monumental dura três horas e é inteiramente composto de imagens de arquivo sobre o ditador que dominou a Roménia de 1965 a 1989. Imagens sem contexto, sem uma mínima explicação de quem é quem e sem qualquer edição...faltavam duas horas e meia para acabar quando, depois de termos visto a visita do ditador à Feira das Colheitas de Bucareste, não aguentei mais a cena que estava a passar: uma sessão de perguntas aquando da visita de Ceaușescu à Checoslováquia em que ouvimos a pergunta em checo, a tradução para romeno, a resposta em romeno e a tradução para checo.

Tem tido críticas altamente elogiosas, mesmo em Portugal. A opinião com que fiquei é que se tiverem interesse académico na história da Roménia deve ser bem interessante, para os restantes mortais são três horas que podem ser muito mais bem passadas. O que eu sei é que só sairia da sala daqui a hora e meia e assim já estou em casa, com SMR escrita e tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário