Undercity é um misto entre documentário e filme caseiro, em formato de curta metragem, que se propõe a mostrar-nos uma perspectiva nova de algo que todos nós conhecemos: a cidade de Nova Iorque.
A proposta de Andrew Wonder (o realizador) e Steve Duncan (o senhor da foto acima, e o nosso guia de viagem, por assim dizer) é mostrar-nos a Nova Iorque desconhecida mesmo daqueles que por lá vivem. Aqui não vão ver a Estátua da Liberdade, nem Times Square ou qualquer outro dos highlights turísticos daquela que muitos consideram a capital do mundo. Em Undercity exploramos os seus desertos.
Desertos? Perguntam os meus leitores. Desertos não no sentido geográfico da coisa mas sim no sentido em que visitamos locais em que muito poucos, quase nenhuns, já passaram: estações de metro abandonadas, esgotos bicentenários, um túnel que se em tempos serviu para o transporte ferroviário agora é um abrigo para aqueles que não o encontram em qualquer lado e, finalmente, as torres de uma ponte muito menos visitada que a vizinha.
Tenho a sorte de já ter visitado Nova Iorque várias vezes e nunca tinha ouvido falar destes locais, tenho amigos que lá vivem e aposto que também não os conhecem. O que esta dupla de exploradores urbanos conseguem fazer com este filme é dar-nos (ou pelo menos dar-me a mim) vontade de conhecer um pouco mais e uns quantos mais destes desertos urbanos. Talvez em Lisboa, a Lisboa que penso conhecer tão bem, também existam alguns, não?
Podem (e devem!) ver o filme completo aqui. Mesmo quem não conheça NY e não faça planos de o conhecer vai passar um bom bocado, sobretudo pelo sentido de aventura e perigo constantes ao longo dos 28 minutos de duração. Garantido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário