quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Crédito

A Crédito:



Inserido na campanha Micro-filmes para Macro-causas, este A Crédito é um filme a que cheguei apenas e só por causa da actriz principal, Sara Abreu.

Já há uns anos que acompanho a carreira desta actriz, desde as suas origens no teatro (imperdível a sua interpretação, secundária mas scene stealer numa produção da famosa Antígona, de Sófocles), e desde sempre a achei um talento a revelar ao mundo.

Este que é o seu primeiro trabalho em vídeo (ou pelo menos o primeiro que vejo) revela-se, devo admitir, uma ligeira desilusão. Não que o seu trabalho seja em algum momento inferior - sublime a forma como, sem usar uma única palavra, consegue espelhar a montanha-russa emocional daquele personagem! quanta elegância ao montar a bicicleta! - mas o estilo de realização não me agrada por aí além. Se é verdade que na segunda metade do filme a coisa começa a pegar muito melhor, durante o minuto inicial (sim, o filme não chega a 3 minutos...bem menos que o tempo que me demorou a preparar esta crítica) achei que os efeitos visuais interferiam demasiado com o fluir da história.

Mas realmente, é a história o que mais interessa aqui. A Crédito, mostra-nos muito resumidamente uma realidade que foi explorada documentalmente no também português Muitos dias tem o mês, o sobreendividamento de muitos portugueses, e as consequências que isso tem no atirar as suas vítimas para uma espiral de pobreza. Felizmente, enquanto que em Muitos dias tem o mês se lida com as consequências, aqui não há tanta miséria humana, apela-se a que se contenham as causas.

É um filme próprio para o seu contexto: cinema amador e de causas. E se é verdade que não me maravilhou, também não é mentira que dos restantes filmes (e que eu vi) que estão a concurso apenas um me agradou mais.




P.S.: A actriz, Sara Abreu, é uma grande amiga minha e esta é mais subjectiva das minhas subjective movie reviews. Se forem meus amigos também, e porque amigo do meu amigo meu amigo é, toca de ver o filme e votar no final.
P.P.S.: Para quem ainda está em busca da solução para o enigma matemático da SMR anterior, deixo-vos aqui a solução: uma das filhas tem 9 anos e as outras duas são gémeas de 2. Porquê? Vejam a explicação aqui.

5 comentários:

  1. E como é que podemos ver o filme? É que se a Sara entra, eu quero ver...também acompanhei a evolução dessa brilhante atriz no Teatro Ibérico :)
    Viva a Sara!!!!

    ResponderExcluir
  2. está engraçado o vídeo. Nunca vi nada com a sara .

    ResponderExcluir
  3. Catarina: no final da SMR (e no título) está o link para o filme.

    Constant (apercebi-me que não sei o teu nome, embora aposte em Liliana): ela faz sobretudo teatro, mas se souber de algo mais aviso :)

    ResponderExcluir
  4. liliana, sim :) obrigada

    ResponderExcluir
  5. "Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga!"
    Está muito giro o conceito, é um bom filme de alerta para os devaneios do consumismo...
    Aprovadissimo.

    ResponderExcluir