segunda-feira, 12 de julho de 2010

Hot Tub Time Machine

Hot Tub Time Machine:


Quando vejo um filme que quero mesmo ver faço questão de não ler nenhuma crítica, para o poder ver com o menor número de ideias pré-concebidas possível, mas quando um filme não me puxa assim tanto - como era o caso deste, cujo trailer é horrível - gosto de ler as críticas da Empire e do Roger Ebert para ver se me convencem.

E foi assim, enquanto leitor de críticas a filmes que não quero ver, que o senhor Roger Ebert me tramou: como é que é possível dar 3 estrelas (em 4) a este trambolho?!?!?!?

Realmente a coisa de início poderia suscitar algum interesse e ter algum potencial: 3 homens e um adolescente (representados por alguns actores bastante conhecidos) num filme que tenta ser um misto the The Hangover e Back to the Future, com um título ao nível do Snakes on a Plane. O problema é que a concretização não chega aos calcanhares da premissa e torna-se precisamente um trambolho...uma amálgama de referências que não pegam e um claro esforço em ter piada.

Ora, todos nós sabemos que quando é preciso haver esforço para se ter piada normalmente não se tem piada. A comédia é, por natureza, dependente de bons timings e não me lembro de durante este filme me rir uma única vez...tudo parece fora de tempo e, acima de tudo, demasiado esforçado.

A história é claramente inspirada no Back to the Future, mas aqui em vez de usarem um Delorean (que apesar de tudo faz mais sentido) são transportados para os anos 80 num jacuzzi. Sim, é assim tão mau! Chegados lá, sem nos apercebermos disso porque parece que se esqueceram da cena do transporte, têm de fazer tudo exactamente igual para que não se dê um Efeito Borboleta (sim, no filme falam do filme) e é basicamente isso, durante hora e meia somos forçados a ver tentativas frustradas de ter piada, ao ponto de ser doloroso assistir aquilo, e não nos sentimos minimamente interessados no futuro daqueles quatro infelizes. Só queremos saber como é que ele perde o braço (se virem percebem) e esperar pelos créditos.

Se quiserem comédias com viagens no tempo, vejam o Back to the Future (o meu filme favorito quando tinha uns 12 anos), se quiserem comédias em que 4 gajos se vêm em problemas num contexto anormal vejam o The Hangover, se quiserem ver uma comédia sem piada então esta sim é uma grande opção.

Como é que se dão boas notas a isto? Não sei, eu não vi no cinema (como sabem que gosto de ver) mas mesmo assim acho que não mudaria nada nesta crítica. A única safa, para alguns de vocês, poderia ser a banda sonora com alguns clássicos dos anos 80 (e Black Eyed Peas...é melhor nem começarmos a falar dos Black Eyed Peas!), mas a mim nem isso me convenceu.

Ainda nos minutos iniciais do filme um dos personagens diz "How much worse can it get?". Está tudo dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário