sexta-feira, 16 de julho de 2010

Shrek Forever After

Shrek Forever After:


Todos os filmes bem sucedidos provocam aos seus fãs uma série de questões relativamente ao futuro: será que vai ter sequela(s)? será/serão boas?

O Shrek, que parecendo que não já tem 9 aninhos de idade, é ainda hoje a minha comédia de animação favorita e, como era de esperar, já deu origem a três sequelas. Destas, o Shrek Forever After (que, supostamente, é mesmo o último filme deste ogre...consta que se vai reformar e viver para Miami) não é a pior (Shrek the Third) mas também não é a melhor (Shrek 2), está ali no meio.

Em Shrek Forever After revisitamos os eventos do primeiro filme, não na perspectiva de outro personagem (como muitas vezes se faz) mas partindo da premissa de que através de um contrato com o Rumpelstiltskin (raio de nome!) volta a ser um dos seres mais temidos de Far Far Away, ao contrário da atracção turística em que se tornou depois de assentar com Fionna. (Não é spoiler em relação aos primeiros filmes, pois não?)

A partir desta premissa, e revisitando alguns pontos da história (sim, sei que já disse isto), aprendemos que - tal como é comum nos filmes que apelam a crianças e jovens - esta história tem uma moral: cuidado com o que desejas, que pode tornar-se realizado.

É que depois de assinar o tal contrato com o tal senhor com o nome esquisito o Shrek apercebe-se que o que gosta mesmo é da vida em família que tinha e vai lutar para que consiga ter isso de volta. Se tem ou não é o menos relevante, o que interessa para o filme são as inúmeras aventuras em que se tem de meter com os seus companheiros de sempre (Donkey, que continua a ser interpretado genialmente pelo Eddie Murphy e Puss in Boots), mesmo que eles não se lembrem que são amigos.

De entre os 4 filmes, e se bem me recordo dos outros 3, este é o que dá mais prioridade à acção e por causa disso temos uma série de sequências empolgantes e que usam muito bem o 3D da moda (sim, e qualquer dia falarei mais prolongadamente desta moda...que raio!). Mas felizmente a comédia continua lá.

É frequente dizer-se que é preciso ser-se adulto para perceber os filmes do Shrek na sua totalidade. Concordo e gosto disso, se por um lado uma criança adora o humor mais físico e os disparates do Donkey, alguém mais velho (como eu, que já ando a cair da tripeça) pode divertir-se com as centenas de referências culturais que vão aparecendo.

É por isto que o Shrek funciona tão bem. É entretenimento realmente para todos...e se muitas vezes alargar horizontes pode diluir os conteúdos, aqui (e sobretudo no filme original) a coisa flui e torna-se difícil de imaginar alguém a sair insatisfeito do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário