quinta-feira, 18 de março de 2010

The Book of Eli

The Book of Eli:



Não sei quantos de vocês me lêem desde o início (nem quantos se dão ao trabalho de ler as SMR antigas) mas durante os primeiros meses dava títulos aos posts. Pois bem, enquanto vi The Book of Eli lembrei-me que um excelente título para este post seria "Apocalipse Pop", um título que também não ficaria nada mal na discografia de uma banda de black metal portuguesa.

Anyway, dito isto passemos à SMR mais curta (e bruta) de sempre. Aqui vai, afastem as vossas crianças do ecrã: que merda de filme!

Agora fundamento a SMR mais curta de sempre com mais umas quantas letritas que nem deveriam ser gastas para este ataque de proselitismo disfarçado de filme. Desta vez vou é usar um esquema diferente, vou só usar bullets uma vez que não acho que valha a pena usar raciocínio lógico quando é tão aparente que os criadores do filme não o fizeram.

Porque é que o The Book of Eli é mau?

1. Porque é uma amálgama descarada do The Road (claramente a maior inspiração, para não dizer vítima de plágio), com pedacinhos de Matrix e uma dose de filmes de cowboys;
2. Porque tem uma história que, como disse, não parece muito mais que um anúncio às igrejas neo-conservadoras americanas (apesar da versão da bíblia usada ser a King James);
3.Porque tem tantas inconsistências que metem medo: supostamente o mundo está todo destruído, tudo é cinzento das cinzas, mas a Golden Gate Bridge não só está quase intacta (algo muito duvidoso após uma guerra nuclear que provocou aquilo tudo) como continua com a sua típica cor vermelha;
4. Porque é uma versão pop do apocalipse, em que quando dá jeito para a história as pessoas são canibais mas por outro lado nunca ninguém é especialmente magro e enquanto que 90% dos personagens se veste com trapos mas os três principais estão impecavelmente vestidos (óculos de sol fashion incluídos)
5. Porque o próprio conceito base da história é idiótico. Onde é que num mundo acabadinho de sair de uma guerra nuclear arrasadora toda a humanidade (mas toda mesmo!) se iria juntar para queimar todas as bíblias mas ao mesmo tempo, wait for it, deixavam cópias dos restantes textos sagrados? (Pergunta pertinente que se perguntava no IMDB: e se em vez de uma bíblia este filme mostrasse um Alcorão como salvação da humanidade???)
6. Porque, e isto é um grande SPOILER por isso saltem para o próximo parágrafo se não quiserem saber mas leiam porque assim há menos hipóteses de irem ver isto e sempre poupam o vosso dinheirinho - porque o protagonista é cego e mesmo assim mesmo assim faz tudo o que uma pessoa que veja faria, inclusivé caçar com arco e flecha!!!!;
7. Porque tem o pior twist final desde o Orphan. Ver tópico acima, ou não (por causa do spoiler, e tal);
8. Porque tem product placement descaradíssimo, sobretudo à Motorola e à Apple. Sim, porque estamos num mundo onde não há água, nem comida suficiente (ao ponto de provocar o canibalismo) mas há sempre espaço para duas(!) cenas em que os protagonistas ouvem o seu iPod.
(reparem o quão fixe eu sou, como me queixei da publicidade a estas marcas não fiz link para os seus sites, quando supostamente seria daqueles termos que honraria com um link)

Dito isto, e sendo este um filme com uma grande teor religioso (propaganda, mesmo), não haverá pontos que o redimam? Existem dois: a banda sonora é bastante boa e a forma como o céu é filmado é bastante bonita. (Ao contrário da restante palete de cores, que é tão cinzenta que se torna forçada...parece que alguém se enganou e carregou no botão "Sépia" na altura de editar o filme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário