sábado, 20 de fevereiro de 2010

Invictus + The Men Who Stare At Goats

Olá amiguinhos, aposto que já tinham saudades das minhas fantásticas SMR. Pois é, estive de férias mas agora já voltei e o que é que vos trouxe de prenda? Duas críticas fresquinhas, de filmes ainda vistos antes de ter ido embora. Desta vez são mais curtinhas por isso mesmo, já passou bastante tempo. Vamos a isso? Vamos!


Invictus:



Gosto do Clint Eastwood. Gosto do Morgan Freeman. Não gosto do Matt Damon. Gostei do filme que juntou os três? Não, nem por isso. Porquê? Porque me pareceu uma salganhada que não consegue aprofundar muito o que - aparentemente - queria aprofundar: a história do Nelson Mandela.

Ao que sei, a ideia era fazer uma versão cinematográfica da autobiografia daquele que é um dos ícones do mundo actual, mas como seria demasiado grande/impossível de filmar optou-se por pegar só neste pedaço, suposto exemplo das suas qualidades enquanto promotor do respeito e sã convivência na África do Sul. Mas, como diria o meu amigo Bruno Aleixo, saiu cócó. A história que era para ser do Mandela é-o muito pouco...de início até sim mas a dada altura pega na selecção de rugby e torna-se um banal filme de desporto em que os underdogs conseguem tudo a que se propõem, acabando por se tornar em heróis.

Isso até podia ser interessante (duvido, por ser algo tão repetido, mas ok), só que a maneira como o jogo é filmado é muito fraquinha...não é preciso ser um grande fã de rugby (eu sou mais ou menos, já acompanho há bastante tempo) para ver que o Clint não vibra lá muito com aquilo, tão pouco intensa é a forma como o filma.

Segue portanto um pedido em inglês, para ele perceber, coitadito: Clint, next time please keep filming smaller/more personal stories, this one was a missed shot.


The Men Who Stare At Goats:



O que dizer de um filme que se pode resumir da seguinte forma: "pelos vistos existiu um programa militar de guerra psicológica. E por guerra psicológica quero dizer poderes telepáticos e afins."

É isso mesmo! O protagonista deste filme, Ewan McGregor, é jornalista e resolve ir até ao Iraque cobrir a recente invasão norte-americana. Enquanto espera pelas devidas licenças encontra o George Clooney, que não estava lá a vender Nespressos mas sim a contribuir para o esforço de guerra americano com os seus poderes Jedi; poderes como atravessar paredes ou, o meu favorito, uma técnica de três toques que te mata...não se sabe é quando, pode ser uns anos depois, mas mata de certeza!

O conceito do filme é tão disparatado, e o estilo do realizador é tão parecido (roubado?) que a dada altura me pareceu que estava a ver um filme da família do Burn After Reading, dos Coen. Mas, infelizmente, este é pior...o filme é disparatado, divertido, mas a dada altura torna-se um bocado lento demais (quando começa a desenvolver demasiadas teorias sobre o assunto) e isso torna-o um bocado mais aborrecido. Mas não é nada que mate o filme, se estiverem numa de ver um grupo de gajos (não há uma única mulher que tenha uma fala on-screen!) a dizer a fazer disparates vejam-no. Se estão numa de ver uma reflexão profunda sobre a guerra do Iraque (ou sobre a guerra em geral) acho melhor verem outra coisa.

5 comentários:

  1. Bom dia,
    Talvez eu não seja uma grande entendida, talvez me deixe levar facilmente por histórias banais, mas não posso concordar com a tua crítica ao Invictus.
    Vi o filme, e apesar de concordar que o papel do Mandela podia ter sido mais explorado, acho que o objectivo foi pegar em pequnos pontos e juntar tudo, para que o espectador fique com uma ideia geral de como é que as coisas se passaram num passado tão recente.
    Acho que o Morgan Freeman vai muito bem, como seria de esperar.
    Beijinhos, CDP

    ResponderExcluir
  2. O Morgan vai bem, mas é só mesmo isso. O filme é um filme de desporto bastante mediano, e quer-se sempre mais de quem já realizou obras primas.

    ResponderExcluir
  3. ainda só vi o trailer do Invictus, e só dai fiquei logo com a ideia igualzinha à tua review.
    quando soube que o Mandela ia ser interpretado pelo Morgan Freeman, e ainda por cima dirigido pelo Clint, pensei numa coisa à séria...entretanto vejo um trailer com o Matt Damon pelo meio, e com rugby e percebi logo que aquilo não ia o que se esperava. e não percebo, só a história do Mandela, do pouco que sei dela, dá para um filme daqueles logo prontinhos para os oscares...

    ResponderExcluir
  4. O problema, segundo li, é que a história do Mandela é demasiado grande para ser posta num filme...daria mais para mini-série.
    Como não queriam fazer isso optaram por um "episódio da vida dele que demonstra bem a sua capacidade enquanto líder da unificação do povo sul-africano"...o problema foi que a dada altura se esqueceram dele

    ResponderExcluir
  5. Eu também vou ter que discordar da tua review ao Invictus. Acho que aproveitando a pequena história do campeonato do Mundo de rugby, o Clint conseguiu passar na perfeição uma ideia do homem que é Nelson Mandela.
    Confesso-me aqui ignorante, pouco sabia sobre o Mandela e desconhecia a razão pela qual tanta gente o admira e o filme é muito assertivo nesse aspecto, nas pequenas e grandes decisões que ele toma.
    E pode ser uma história repetitiva mas a diferença é que esta é uma história verídica. E além de que é uma boa demonstração de como o desporto pode unir uma nação.
    Quanto à filmagem do jogo acho que a maior parte dos criticos, pelo que li, discorda de ti mas como sou meramente espectadora e não sou especialista nisso nao me vou pronunciar.

    ResponderExcluir