quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Man on Wire


Man on Wire: Em tempos existiram duas torres em Nova Iorque, duas torres que tinham a mesma altura (526,3 metros) e que distavam cerca de 4oo metros uma da outra. Duas torres que foram derrubadas a 11 de Setembro de 2001, fruto de um acto terrorista. Mas antes desse acto, já outra ilegalidade havia sido cometida, a 7 de Agosto de 1974.

Nesse dia Philippe Petit, um equilibrista francês concluiu o seu plano de (de uma forma completamente ilegal) colocar uma corda entre as duas torres (usou um arco e flecha) e passar cerca de 45 minutos em equilibrio. Passeou, dançou, sentou-se e até se deitou naquela corda que pela primeira e única vez uniu fisicamente o topo das duas torres.

O filme aborda não só esta proeza, mas todo o trajecto até ela...desde as tentativas noutros locais (Notre Dame e Sydney Harbour Bridge) até às técnicas usadas para levar quase uma tonelada de equipamento até ao topo das que eram, à época, as torres mais altas do planeta.

Por muito que o filme fosse mau, a história trataria de motivar quem o visse, mas por acaso (ou não) está muito bem feito...talvez daí a nomeação para os Óscares deste ano.
Recomendo, menos a quem tenha medo de alturas!

P.S.: Man on wire, o título original do filme, é a expressão usada no relatório policial para descrever o crime cometido. Aqui está um verdadeiro caso de crime sem vítima, cujo resultado foi trazer alguma beleza a uma manhã novaiorquina.

5 comentários:

  1. bem. serei mesmo a primeira?

    vou passar então a ver-te aqui. e espero uma visita ao porto para breve ;)

    ResponderExcluir
  2. És mesmo a primeira.
    Fico então a dever-te (ainda mais) um beijinho. Assim que for ao Porto (Fantas, talvez) serás devidamente avisada :)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa ideia!!!

    So gostava era que pusesses as estrelinhas :P.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Isso tornava a coisa demasiado objectiva ;)

    Beijocas

    (P.S.: Se calhar um dia destes temos uma nova hipótese de nos encontrarmos em Londres)

    ResponderExcluir