segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Weekend update #2

Mais uma dose dupla,



Frost/Nixon: Um filme baseado numa peça de teatro baseada numa transmissão televisiva. Uma transmissão televisiva que pelos vistos foi um marco essencial na resolução (nem que psicológica) do caso Watergate. O filme não trata muito deste caso, a peça não sei e a transmissão estou certo que sim, o que pode ser uma vantagem ou uma desvantagem: para mim é desvantagem...não conheço muito bem o caso e fiquei sem saber mais do que sabia; para quem conheça a história é vantagem, porque o filme não é sobre Watergate, é sobre as entrevistas, os jogos de bastidores, a importância do estudo e o verdadeiro combate de boxe que se desferiu entre aqueles dois personagens históricos. É muito bem interpretado, mas fica aquém das expectativas, sinto que podia ter explorado muito mais a fundo tudo o que é abordado.



Vicky Cristina Barcelona: Os filmes do Woody Allen são quase como estes posts, vai saindo um de tempos a tempos, mais ou menos com uma regularidade previsivel. Este é o terceiro filme "europeu" do realizador novaiorquino por excelência e, apesar de ser bom, não consegue chegar ao seu topo (seu do Woody, o filme não chegar ao seu próprio topo seria algo estranho). Dizem que é o melhor dele dos últimos 20 anos, eu não concordo...o melhor dele dos últimos 20 anos é o Match Point, mas não é um filme à Woody Allen. É isso que as pessoas querem, um filme à Woody Allen ou um filme bom? É que este não é nem totalmente um nem noutro...é engraçado, entretém, tem muidas giras, tem actores que provavelmente são atraentes para as minhas queridas leitoras (ou leitores, que este é um blog muito do seu tempo), a história tem partes à Woody Allen (triangulos amorosos, pessoal neurótico) mas o que funciona bem durante o tempo em que estamos na sala prejudica o filme quando de lá saímos...é facilmente esquecido.

Ou seja, este fim de semana vi dois filmes razoáveis, mas nenhum que me tenha deixado embasbacado. E quem me conhece sabe que embasbaque é das minhas sensações favoritas!

5 comentários:

  1. Concordo plenamente! Entretem mas nada mais que isso...por isso, vindo do Woody Allen, acaba por ser um bocado decepção para mim!
    Também te digo que nao gostei por aí além do Match Point e até gostei mais do Scoop mas nem um nem outro chegam ao topo do Woody! :P

    ResponderExcluir
  2. Match Point = "Homicidius" Horribilis :P

    ResponderExcluir
  3. Ólá, olá:
    Com algum atraso, venho dar o "meu contributo" ao Vicky Cristina Barcelona. É um filme que dispõe bem, onde o Barden fica muito engraçado de calções e óculos, com um ar alucinado a pintar, onde a Penélope Cruz vai muito bem, onde os meninos se deliciam a ver umas beijocas entre duas meninas (vá-se lá perceber essa fantasia), onde se recorda Barcelona, mas nada mais. Dá para rir, dá para sair bem disposta, mas facilmente se esquece... de qualquer forma, gostei.
    Agora pergunto, um bloguista que se dedica à critica cinematográfica, não faz uma previsão, nem uma "pósvisão" dos Óscares????
    E tu perguntas, "ouve lá, oh minha menina, em vez de mandares palpites, não devias estar a estudar?".
    Ao que eu respondo, sim, devia...e é o que vou continuar a fazer agora :p
    Beijinhos,
    C(DP)

    ResponderExcluir
  4. Não faço uma previsão nem uma pósvisão porque sou um literalista...o nome do blog é Subjective Movie Reviews e é isso que farei, mai' nada!

    ResponderExcluir