terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Patton

Patton:



Cá está, resolvido o mistério (nem imagino a quantidade de pessoas que não dormiu a pensar nisto!)...foi o Patton o tal filme que vi na 6ª feira.

Para quem não sabe (e eu não sabia) o General George Patton foi uma das figuras de proa do exército norte-americano durante a 2ª Guerra Mundial. Um grande historiador e estratega militar, um homem que nasceu para a guerra (como um outro General diz durante o filme "I do this job because I was trained to do it, you do this job because you love it") mas que - durante a guerra - quase viu a sua carreira destruida por causa da sua tendência para maltratar (verbal e fisicamente) os soldados sob o seu comando. Por causa de uma chapada num soldado "cobarde" perdeu o comando do seu exército e quase foi demitido, passando porém a servir de isco numa campanha ficticia para enganar o exército nazi.

A história real é fantástica, as interpretações são fora de série, os níveis de produção são inigualáveis (nota-se sobretudo nos detalhes mais ínfimos mas que não foram descurados), o filme tornou-se um marco na história de cinema (já é de 1970 e continua bem melhor que 95% dos filmes que são feitos). Aqui todos saem felizes: quem gosta de filmes de guerra tem tiros e explosões de grande qualidade, quem gosta de drama tem a vida de um homem destruida por um acto empolado pelos media, quem gosta de humor tem uma ou outra piada que dão mesmo para rir e para quem gosta de filmes históricos terá (julgo eu) uma recriação fiel do que se terá passado há não muitos anos atrás.

Enquanto via o filme só pensava "Ora aqui está o E Tudo o Vento Levou dos filmes de guerra". E quem me conhece (todos ou quase todos vocês, portanto) sabe que adoro esse clássico, por isso tenho de me render às evidências e declarar este filme como o melhor que vi este ano e presumir que ainda é capaz de demorar um bocadinho até ser ultrapassado.

P.S.: Nota técnica muito positiva para o Blu-Ray. Foi o primeiro filme que vi com esta tecnologia e notei bem a diferença em relação aos DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário