segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Encounters at the End of the World

Enconters at the End of the World:



Nunca soube bem porquê, mas a pergunta "o que queres fazer quando fores grande?" sempre me fez pensar em duas respostas bem divergentes, ou juíz ou biólogo. A realidade é mais próxima da primeira opção.

Mas quando vi este filme fiquei com um grande amargo de boca por não ter optado pela primeira. O fim do mundo deste filme é a Antártida, o último continente e a derradeira fronteira do nosso planeta. Ao ver imagens daqueles cientistas a mergulhar por debaixo dos icebergs só pensava "porque é que estou num escritório em vez de estar na Antártida?".

O que se estuda aqui, porém, não são os animais que por lá vivem, nem os seus vulcões, embora ambos sejam tema indirecto. O verdadeiro centro deste projecto também não é o Pólo Sul...são as pessoas, os exploradores, os cientistas ou mesmo os filósofos que fazem a sua vida neste continente sem países...a conduzir camiões e retroescavadoras!

Como é seu apanágio, Werner Herzog não se fica pelo expectável, pelo normal (vejam este vídeo dele a ser entrevistado e vejam bem a natureza do homem). Explora um tema mundano num ambiente extremo, e os resultados são muitissimo interessantes (destaque para a entrevista ao investigador de pinguins e as imagens subsequentes), só ele para tornar assuntos como a falta de gelado na "capital" da Antártida ou testes de sobrevivência no gelo interessantes e engraçados.

Mas quem gosta de documentários da National Geographic também ficará contente...os entrevistados falam das suas paixões e os seus depoimentos são ilustrados com imagens belíssimas...imagens e sons: quem vê o filme não pode deixar de ficar maravilhado com o chamamento das focas de Weddell.

Gosto MUITO do Werner Herzog, e este filme (tal como o Grizzly Man, também dele) deixa-me na dúvida...será que gosto mais do Herzog realizador de ficção ou do Herzog documentarista? Por agora está mais ou menos equilibrado...deixarei que ele me vá apresentando argumentos.

E antes que digam "Ah, é hora de expediente e este gajo está a fazer updates ao blog" eu respondo...é Carnaval, e ninguém (nem a chefe) leva a mal. Não, na verdade já o tinha escrito (vi o filme a semana passada), ainda não tinha era arranjado a imagem.

2 comentários:

  1. Bom, começo por dizer que não vi o filme, mas parece-me que existe um "piqueno" lapso de escrita.
    Começas por dizer que "blá blá blá,"o que queres fazer quando fores grande?", blá blá blá, juiz ou biólogo. A realidade é mais próxima da primeira opção. Mas quando vi este filme fiquei com um grande amargo de boca por não ter optado pela primeira."
    Miudo, se a realidade é mais próxima da primeira, não tens de ter amargos de boca (e se os tens, é porque não andas a usar conevenientemente Smint), porque conseguiste... Mas isso faz-me perguntar, o que é que um juiz pretende descobrir ao mergulhar nas àguas gélidas da Antártida?
    Essa cabecita está toda baralhada ;)
    Beijinho
    CDP

    ResponderExcluir
  2. Tens razão, tens razão. És um bom corrector ortográfico, haha.

    Obrigado

    ResponderExcluir