segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Marxism Today (prologue)

Marxism Today (prologue):


Com a queda do muro de Berlim, a 9 de Novembro de 1989 muita coisa mudou na que até então era a República Popular da Alemanha. Uma dessas coisas foi o fim da carreira para todos os professores de "Teoria Marxista-Leninista" que existiam nas universidades do país. São essas pessoas que ouvimos nesta curta-metragem documental.

Ao ouvirmos alguns dos seus testemunhos vemos que alguns desses antigos professores de Marxismo-Leninismo sentem o que em alemão chamam de Ostalgie, nostalgia do Leste e, tendo em conta que a maioria de nós sabe agora o quão controlada e difícil era a vida nesse extinto país, podemos ser tentados a pensar que eles devem ser mas é parvos, ao preferirem uma sociedade em que tinham de pedir autorização para casar a uma outra que os acolheu, pagou a sua integração e modernização. Mas será que tudo é assim tão linear? Creio que não, temos de pensar que se tratam de pessoas que passaram uns 40 anos da sua vida a pensar (mesmo que à força) de uma forma que agora é vista como errada...como um dos entrevistados diz "a dada altura disseram-nos que a nossa vida até então foi um erro". Imaginem como se sentiriam se vos dissessem isso agora.

Em termos de qualidade do filme, propriamente dita, tenho que deixar uma nota: o tema interessa-me bastante, dada a minha ligação com Berlin e o meu interesse por história, mas para quem não esteja muito para aí virado se calhar não será o filme mais atraente. Tem algumas imagens interessantes (nomeadamente as das actuações de ginástica a la Coreia do Norte) mas a opção do realizador (que se chama Phil Collins mas não é O Phil Collins) em basear o documentário em entrevistas filmadas e o escopo muito reduzido mesmo afastam-no um pouco do interesse geral.


Filme no âmbito do DocLisboa 2011, passou hoje e volta a passar já amanhã, às 19h15, no cinema Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário