No poster oficial de Black Dynamite, este mesmo que está aqui em cima, pode ler-se a seguinte frase: "Cuz there ain't no hope for dudes who deal dope". Esta frase, meus senhores, diz tudo.
Black Dynamite (lê-se "dái-no-maite", como somos relembrados umas 300 vezes durante o filme) é um órfão afro-americano, com um afro do tamanho do mundo, que acontece ser perito em artes marciais e decidir dar porrada em tudo e todos (literalmente todos, mas não vou dizer quem são esses todos, seria um spoiler muito grande) até conseguir vingar a morte do seu irmão junto daqueles que o mataram e, pior ainda, vendem droga aos órfãos do orfanato. ("The orphans? Not the orphans! I used to be an orphan!")
Claro que com uma história destas e uma frase como a que citei dá para perceber que este filme não é sério. Se a isto juntarem um look dos anos 70, na onda do que o Machete tentou fazer aqui há uns tempos mas em muito melhor, todos os clichés dos filmes blaxploitation usados com grande qualidade e o melhor interlúdio de conversa entre a porrada para que se perceba a lógica do protagonista de todo o sempre (tão, mas tão bom!) temos um filme absolutamente hilariante que nem mesmo aqueles que nunca viram o tipo de filmes que este tenta recrear vai poder dizer que é mau. Já há algum tempo, mais precisamente desde o Panique au Village, que não me ria tanto - não deve ser coincidência o facto deste filme ter passado no mesmo cinema no mesmo dia em que vi o Panique...
Podia dizer muitas mais coisas, mas fico-me por dizer que se se querem rir como o c*ralho (sim, usei um palavrão para demonstrar o quão bom este filme é) têm absolutamente de ver este filme. É genial! Quanto ao resto das palavras deixo-vos algumas citações do guião:
Gloria: [after Dynamite kills a would-be assasin in a donut suit] How did you know?
Black Dynamite: Because donuts don't wear alligator shoes.
Black Dynamite: Your knowledge of scientific biological transmogrification is only outmatched by your zest for kung-fu treachery!
Mo: So how you do on that little midget girl you sent out?
Chocolate Giddy-Up: She keep coming up short!
Como disse no início, está tudo dito! E quão bem (ou propositadamente mal) que dizem o que têm a dizer e fazem o que têm a fazer. Nós só temos de nos deliciar com esta pequena obra-prima da comédia que nem sequer teve exibição regular em Portugal.