sábado, 4 de dezembro de 2010

Machete

Machete:



Lembro-me de ser mais puto e a minha mãe dizer que depois de um dia de trabalho é bom ver algo "levezinho." Ora, na 3ª feira passada percebi totalmente o que é que ela queria dizer com aquilo. Felizmente (para mim e para vocês) ao contrário delas não me pus a ver novelas mas sim o Machete, nova obra do Robert Rodriguez.

Provavelmente já ouviram falar disto, mas este filme começou por causa do Grindhouse, esforço conjunto do Rodriguez e do Tarantino que em Portugal, e em grande parte do mundo, foi apresentado como dois filmes separados. Pois nos sítios onde passou como um só, à boa maneira dos antigas exibições de série B, entre os filmes houve direito a uma série de trailers falsos...um deles era o de Machete, e foi por causa do sucesso do trailer que hoje temos a longa-metragem.

E "levezinho" ele é! Não levezinho no sentido em que não tem membros decepados, cabeças decapitadas, telemóveis inseridos dentro de vaginas ou olhos furados com saca-rolhas, nada disso. Quando digo levezinho é no sentido em que é tão brainless que pela primeira vez em muito tempo nem sequer tirei notas ao longo do filme.

Nem é preciso, senão vejamos o resumo: Machete (Danny Trejo, no seu primeiro papel principal em mais de 200 filmes) é um federale (FBI mexicano, mais ou menos) traído por um barão da droga. 3 anos depois já está nos EUA e cai-lhe uma oportunidade de vingança de pára-quedas...claro que a aproveita e pelo caminho mata tudo e mais alguma coisa, usando como armas preferenciais facas/machetes/os tais saca-rolhas, mas basicamente tudo o que mate causando alguma dor.

Para além disso (mortes a torto e a direito) a história resume-se a mais duas coisas: gajos muito manhosos e gajas muito boas. Sim, para quem julga que o Machete é pouco atraente, o senhor safa-se com as seguintes meninas ao longo do filme: Shé (Michelle Rodriguez, e sim o nome do é uma piada ao Ché), Sartana (Jessica Alba) e April (Lindsay Lohan)!

Para além deste trio feminino, o filme conta ainda com as presenças do mítico Steven Seagal, Don Johnson (o gajo do Miami Vice original!), Jeff Fahey e - surpresa das surpresas! - Robert de Niro. Sim, o mesmo Robert de Niro que já ganhou dois Óscares faz aqui de governador do Texas com um especial desrespeito pelos mexicanos e aprende umas quantas lições de um tal mexicano. O Danny Trejo a dar cabo do canastro ao Robert de Niro, que mundo é este?

É o mundo de Machete, em que nada é sério e, consequentemente, tudo é permitido. É isso que faz o filme divertido; tem algumas cenas mais pesaditas, e uma que poderia causar polémica se o filme fosse mais sério, mas quando a frase mais marcante do filme é "Machete don't text" e posteriormente temos diálogos como:

"Sartana: I thought Machete don't text. Machete: Machete improvise."

temos mais é que desligar o cérebro e viver aquele mundo por alguns momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário