segunda-feira, 23 de abril de 2012

Submarine

Submarine:


"Once upon a time...". É assim que as histórias da carochinha começam em língua inglesa, uma versão do nosso "Era uma vez".

Submarine, filme oriundo do Reino Unido sobre um jovem galês não começa com "Once upon a time" nem tem um tema apropriado a histórias da carochinha, mas sem dúvida que tem o seu quê em comum com estas: talvez a sua mensagem mais profunda (Oliver não quer que nada mude na sua vida não perfeita, mas equilibrada) ou talvez pelo inventivo visual explorado pelo realizador Richard Ayoade. O que é certo é que há algo em Submarine que desce à nossa memória e fica guardado no mesmo baú que histórias bem mais antigas.

Oliver (Craig Roberts) é a personalização do narrador da canção Disco 2000, dos Pulp, e narra-nos mesmo a sua história. Vive com os pais numa pequena vila do País de Gales, onde frequente um liceu no qual ocupa um lugar intermédio da hierarquia social: é suficientemente esquisito para correr o risco de ser gozado pelos colegas mas, por outro lado, é alvo de um certo culto da sua personalidade. Tudo corre relativamente bem até que de uma assentada um novo vizinho chega e Lloyd conhece, corteja e se apaixona por Jordana (Yasmin Paige), uma rapariga do mesmo calibre a quem Oliver promete tornar-se no melhor namorado do mundo.

Só que o novo (e estranho) vizinho não deixará Oliver cumprir a sua promessa. trata-se de uma antiga paixão da sua mãe que - ao reatar-se - provoca um grande abalo no casamento dos pais. Oliver, precocemente adulto como é, vai tentar resolver a questão e acaba inevitavelmente por prestar menos atenção a Jordana, também ela a passar por graves problemas familiares.

Tudo aquilo é areia a mais para a sua camioneta. Como em todas as histórias da carochinha, o nosso protagonista acaba por aprender uma lição: a sua vida poderia não ser perfeita mas não era propriamente má e agora só deseja tê-la de volta. Só que - sabemos nós - a simplicidade da infância, uma vez perdida, não volta mais.

Submarine tornou-se um daqueles sucessos lo-fi, a par com alguns filmes independentes americanos dos últimos tempos (estou a pensar em Me and You and Everyone We Know, por exemplo) mas é ao mesmo tempo mas clássico e mais inovador que estes. Oliver é um fruto dos anos 70 que nasceu na década errada enquanto que o trabalho de realização torna Submarine suficientemente humano, inteligente e original para que algo que poderia ser uma pseudo-chachada acabe por tornar-se uma boa experiência de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário