quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Stone

Stone:


O realizador deste filme, John Curran, é um realizador pouco conhecido que - descobri eu quando preparava esta SMR - esteve envolvido em dois filmes também eles pouco conhecidos e que sobre os quais tenho opiniões distintas. Por um lado, é o realizador do We Don't Live Here Anymore, um dos feel-bad movies de 2004 e que eu adorei, por outro é o argumentista do The Killer Inside Me, filme que já aqui analisei com uma opinião negativa.

Isto tudo para explicar a sensação que tenho em relação a este filme: podia ser excelente mas acabará por ficar perdido no mundo da mediania.

Se tivesse visto em sala, como queria quando por lá passou em 2010, teria uma opinião diferente? Duvido. O problema do filme está sobretudo no argumento, creio eu, porque não se consegue decidir sobre que tipo de filme quer ser. Tudo começa como um thriller prisional, com muita conversa e agressividade passiva entre Stone (o presidiário) e Jack Mabry, o seu agente de liberdade condicional, mas rapidamente entra em cena mais um personagem relevante (Lucetta, a mulher de Stone) e a história descamba para as suas tentativas de seduzir e chantagear Jack para benefício do marido. Tentando ser uma coisa e outra o filme acaba por não ser nenhuma, o que é uma pena.

Se só se tivesse focado numa das vertentes, ou se tivesse conseguido um melhor malabarismo entre ambas, o filme tinha mesmo muito potencial. O trio de actores principais está em grande, com o Edward Norton a assumir o protagonismo, a Milla Jovovich a mostrar que afinal sabe interpretar um papel com qualidade e, estranhamente, o Robert De Niro a ser o pior dos três e o conceito do filme é interessante. Pena é que as indecisões quanto ao rumo a seguir, algumas más escolhas de casting secundário (aquele Jack Mabry jovem, meu deus) e algumas referências espirituais completamente forçadas (a uma religião chamada Lukangor e ao papel que a religião teve em controlar a agressividade de Jack), fazem com que o trabalho dos actores seja em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário