sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

(500) Days of Summer

(500) Days of Summer:



Comecei a ver este filme com expectativas muito altas. Diria até que demasiadas, porque fiquei um bocado desiludido. Sabia que era uma comédia romântica diferente, mais indie, menos lamechas e, acima de tudo menos comédia.

This is a story of boy meets girl, but you should know upfront, this is not a love story.

Para quem ache que Verão não dura 500 dias deixo já um spoiler muito fraquinho: Summer não é estação do ano, é nome de rapariga, neste caso a protagonista do filme. Tal como diz aos seus colegas, Summer (Zooey Deschanel) é uma céptica, não acredita no amor. Já Tom (Joseph Gordon-Levitt, o puto do 3º calhau a contar do Sol) é, ao contrário do que é costume no papel masculino neste tipo de filmes, o que se chamaria de hopeless romantic. Como tantos de nós já devemos ter experienciado, deu-se mal.

Durante os tais 500 dias do título seguimos a evolução destes dois personagens, desde o dia 1 - em que se conhecem - ao 500 - em que Tom percebe que (preparem-se, vou usar uma metáfora das boas!) o Verão acaba. Não seguimos a história de uma forma linear, mas ainda assim é perceptível que se passa de uma amizade, para uma "amizade" (porque é que a malta que não quer dar nomes às coisas tem medo de dar nomes às coisas?), para o fim dessa "amizade" e consequente desespero do nosso amigo Tom, que não consegue seguir em frente.

Tudo aqui é contado com algum exagero: os personagens são demasiado estilosos e independentes financeiramente, os programas deles enquanto estão apaixonados os típicos de casal jovem em filme indie, o desespero dele demasiado chorão (mas não posso propriamente criticar, que eu próprio sou um Tom, nestas coisas do amor). Parece-me que para bem da história cortaram um bocado no realismo, o que não deixa este filme ficar mais bem colocado no meu ranking pessoal.

Conclusão: não desgostei do filme, o conceito é giro, a Zooey também e o JGL (não me apetece escrever o nome todo, sou um rebelde) está a revelar-se um bom actor, mas as expectativas altas estragaram algo que, se calhar, seria mais bem aproveitado sem qualquer pré-conceito.

3 comentários: