quinta-feira, 26 de março de 2009

Gran Torino

Gran Torino:



Imaginem um ex-combatente da Guerra da Coreia a viver no meio de um bairro de orientais. Imaginem-no a ficar viúvo, sozinho, no tal bairro de orientais. Agora adicionem-lhe o facto do tal senhor ser um dos homem naturalmente zangado. Claro que só podia dar em más relações!

É assim que o filme começa...Walt Kowalski (o derradeiro personagem interpretado pelo Clint Eastwood) é um dos homens mais azedos que já apareceram numa tela de cinema, mesmo com os filhos e com os netos ele não consegue estabelecer uma relação humana, não fala...quase que rosna. E se é assim com a família ainda mais o é com os vizinhos hmong (um povo originário do Laos/Vietname) os quais passa o tempo a insultar...

...até que o no seu ódio pelos vizinhos salva a vida a um deles. A partir daí a família (do vizinho - Thao) resolve agradecer-lhe através de oferendas e da disponibilização do rapaz para o ajudar trabalhando gratuitamente. A partir daí trata-se de uma história que poderia ser bastante banal: Walt passa do ódio para a simpatia (quando o começa a conhecer) e daí para uma relação masculina que o rapaz tanto precisa (já que vive apenas com a mãe, irmã e avó).

Felizmente o que poderia ser banal é muito bem tratado. A relação entre Walt e Thao, e entre Walt e a restante família hmong é desenvolvida em momentos de imensa cumplicidade, carinho e até humor: de sublinhar a aula sobre como falar com o barbeiro. Walt passa de besta a bestial e conseguimos ver nele uma humanidade que se pensava perdida.

Tirando a forma como ele começa a introduzir-se na família hmong - o que me pareceu bastante improvável - gostei muito do filme. Um especial destaque para os dois irmãos...actores amadores que passaram a prova de contracenar com o Clint Eastwood (talvez o maior mito do cinema americano actual) com toda a distinção.

E a realização...uma prova de como simples é bom. De como só precisamos de uma boa (e simples) história e uns bons (e simples) planos para se conseguir um bom (e não muito simples) filme.

3 comentários:

  1. mt bom este filme, simples mas com mais substância que a grande maioria dos outros filmes.. este personagem amargo é como uma versão envelhecida do dirty Harry.. dos melhores do ano!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei do filme à excepção de duas coisas: concordo contigo no que disseste em relação à forma como ele se começa a dar com a familia no churrasco e achei o final bastante previsível!

    ResponderExcluir
  3. Dessas duas a primeira faz-me bem mais confusão...parece que tiveram de dar um saltinho para a história pegar ;)

    ResponderExcluir