sábado, 21 de março de 2009

Watchmen

Watchmen:


Depois do último filme do Batman parece que os filmes de super-heróis ficaram na moda. Pelo menos os filmes em que os ditos super-heróis têm grandes dramas pessoais. A idade dos super-pipocas (super-heróis em filmes pipoca...digam lá que não tenho jeito para baptizar novos estilos cinematográficos) já acabou.

O Watchmen não é um filme nessa categoria...há dramas pessoais, que os há, mas neste filme de super-heróis (quantas vezes mais irei escrever super-heróis neste post?) não há o quê? Super-heróis! Quanto muito existiria um, Dr. Manhattan, um senhor azul que em tempos foi cientista e que - depois de um, típico, problema numa experiência científica - fica fora do nosso universo material...torna-se uma espécie de espírito que consegue viajar no tempo e no espaço.

Todos os restantes Watchmen são - SPOILER SPOILER SPOILER - seres humanos normais que assumem aquelas identidades num programa de "vigilantes" promovido pelo Governo, uma espécie de polícia de elite. A grande diferença entre eles e os restantes humanos é o terem uma excelente capacidade para dar porrada em toda a gente e, para além disso, viajarem numa navezinha toda pipi. FIM DE SPOILERS

Não li a BD mas sei que é vista como a melhor graphic novel da história: é densa, complexa e muito bem escrita. O filme supostamente segue-a bastante à letra...é denso, complexo e muito (demasiado) longo. Parece-me que poderia ser bastante melhor, sinto que há ali bastante potencial mas a realidade fica um bocadinho abaixo das expectativas que tinha. Dizem que não é um filme de super-heróis mas sim um drama em que alguns personagens têm super-poderes, enquanto o via às vezes concordava, outras pensava mais numa telenovela de contornos sobrenaturais.

O autor da BD diz que jamais verá o filme. O realizador diz que se ele o visse ia ficar orgulhoso. Eu não li a BD e continuo sem vontade de a ler...acho que isso diz bastante sobre o filme, não?

3 comentários:

  1. Ora permita-me discordar. Vi o filme e tenho vontade de ler a BD, pois segundo a minha velha máxima (minha e de muito boa gente) os livros tendem a ser melhores que os filmes e eu adorei o filme, exactamente por ser uma espécie de anti-herói com super poderes (tirando o senhor azul que verdade seja dita me chateou algumas vezes com os seus discursos filosóficos). E agora já não podes dizer que não comentei nenhum post, estava apenas à espera de ver algum filme que comentasses aqui :p

    Margarida

    ResponderExcluir
  2. Ora seja bem-vinda :)
    Eu, se fiquei com alguma curiosidade para ler a BD é o saber porque é que é considerada tão boa, não pelo filme.
    Se arranjares o livro depois emprestas-me?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Suponho que seja considerada tão boa pelo facto de explorar o lado "humano" (digamos assim) dos ditos super heróis, mas não sei, nunca lhe pus a vista em cima, não faço ideia, por isso não me vou por aqui a divagar. Se arranjar empresto sim senhor :)

    Margarida

    ResponderExcluir