sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Män som hatar kvinnor

Män som hatar kvinnor:



Ora cá está a versão em filme do livro que em português se chama "Os homens que odeiam as mulheres" e que em inglês se chama "The Girl with the Dragon Tattoo"; um caso, raro, em que a tradução portuguesa está mais fidedigna que a inglesa. (Sim porque aquelas palavras em sueco ali no título querem dizer precisamente o título português).

Outra coisa rara neste filme é ver um nível de produção tão alto num filme europeu. Män som hatar kvinnor não está muito longe dos níveis de produção de Hollywood e isso vê-se em pormenores subtis mas que fazem a diferença.

Devo desde já avisar, para os que ainda não tinham percebido, que já li o livro. Li e gostei imenso. Partilho com muita gente a ideia que Lisbeth Salander é um personagem genial, uma das melhores criações literárias dos últimos tempos. (E que para mim tem a curiosidade acrescida de me fazer lembrar uma ex-namorada). O livro é bom porque consegue equilibrar muito bem as partes de "sangue e tripas" com as partes de investigação jornalística. Afinal, o protagonista masculino é jornalista e o vilão é ... um homem que odeia as mulheres.

Estava com expectativas muito altas em relação ao filme. Não só por ter ficado fã das aventuras de Lisbeth e do nosso amigo "Kale" Blomkvist mas porque na minha mais recente visita à Suécia pude constatar o hype que havia sobre este filme e descobrir que não só a minha amiga Sofie como (quase) toda a sua família tinha gostado da película.

"E então, caraças, o filme é bom ou não?" perguntam-se vocês, meus queridos leitores. E eu, sempre disponível e atento, respondo-vos: é! Como disse lá para cima tem valores de produção muito pouco usuais para um filme europeu, o que acresce ao grande mérito que tiveram em fazer um filme dentro de um estilo tão pouco explorado por estes lados. Para além disso, devo dizer que a Noomi Rapace tem o grande mérito de conseguir não fazer de Lisbeth um alien, o que é complicado com um personagem que não está muito longe de o ser.

O filme é bom MAS. Mas há uma coisa que tenho de mencionar (e não sei se não será um grande spoiler, mas por via das dúvidas deixo o SPOILER ALERT) a história é a mesma que a do livro, mas há muitas muitas coisas diferentes do livro. Não sei se será por este ter sido o filme que vi com menor diferença temporal desde que acabei de ler o livro ou se será por ser impossível fazer um guião de um livro com mais de 600 páginas, sei que há coisas que considerei secundárias a que é dada muita atenção, outras que são essenciais (e aqui não é opinião pessoal) que são abordadas muito superficialmente e muitas outras são totalmente omitidas.

Nada que mate o filme, que continua a ser muito bem feito (vi-o com uma pessoa que não tinha lido e também gostou muito), mas quando se sabe os pormenores todos é difícil deixar escapar algumas alterações. Não se costuma dizer que o livro é sempre melhor?

4 comentários:

  1. I really enjoyed reading this review! Not only because I was part of it.. but because I do agree with basicly all of your comments. Has the second film come out there yet? I went to see it the other day and it was as entertaining, but not quite as excilerating as the first one. The second film has more of a swedish "feel" to it, witch tends to jepardize the international standard that the first film has. Great blogg my fiend!
    Sofie

    ResponderExcluir
  2. It's your fault that I got into this trilogy. Thank you ;)
    The second movie isn't out yet, I don't know if it will be. I'm reading the second book and I'm enjoying it a lot, though.
    Puss puss

    ResponderExcluir
  3. Tambem li o primeiro livro e nem sabia que havia um filme!

    ResponderExcluir
  4. É capaz de ir até ao Algarve daqui a uns tempos.
    Gostaste do livro?

    ResponderExcluir