segunda-feira, 15 de junho de 2009

Terminator Salvation e Home

O ritmo está a voltar, desta vez ficam dois filmitos, sendo que já vi outro - Rudo y Cursi - a que farei a devida SMR muito em breve.


Terminator Salvation:



Lembro-me de ser puto e ter o Exterminador Implacável 2 em VHS, e lembro-me de ver o filme vezes e vezes sem conta e curtir sempre mais. Não digo que foi um dos meus filmes favoritos, mas que sempre que o via ficava todo armado em Schwarzenegger isso não posso negar.
Depois do Exterminador Implacável 2 veio o 3 (granda conclusão!) e a verdade é que me marcou tão pouco que não me lembro nada do filme a não ser que tinha uma exterminadora bem gira e que o vi com o André e o Atum depois de irmos à praia...a história ficou esquecida de tão (pouco) relevante que era.
Este quarto filme (sem direito ao 4 no título, sabe-se lá porquê) é um pouco a mesma coisa...acho que daqui a uns anos não me vou lembrar de nada excepto das circunstâncias em que vi o filme. A história não é péssima mas é (assumidamente) um filme de entretenimento e nada mais ("Vamos explodir tudo o que nos apareça à frente e logo metemos uma história a preencher o vazio").
Uma opção curiosa é meterem o Christian Bale a fazer de herói...quem o viu no O Maquinista (já para não falar do Império do Sol, o primeiro grande filme em que participou) jamais pensaria que estaria ali o novo Batman e o novo John Connor...ele vai bem, é um bom actor, mas podia arranhar menos a voz. No Batman era mais irritante que aqui, mas Christian (sim, o Christian Bale lê este blog, alguém duvida?) por favor arranja uma forma de fazer de durão com uma voz normal, assim é extremamente incomodativo)


Home:



No lado oposto do ringue está o Home, o documentário sobre o planeta que correu as noticias a semana passada. Produzido por um grupo economico gigantesco (do qual fazem parte a Fnac e a Gucci, por exemplo) e realizado pelo autor dos famosos livros "A terra vista do ar" Home é um documentário simples, que nos conta a história do planeta e nos assusta para o que aí vem.
O problema é que por muito bonitas que as imagens sejam (e são!) enquanto aviso à navegação não funciona lá muito bem...anda demasiado para trás e para a frente e, quando tenta contrapôr a beleza natural à fealdade das cidades, falha porque mostra imagens que - sendo mais chocantes - não deixam de ser bonitas. Além disso é demasiado politizado (só falta um "Go Vegetarian and save the Earth").
Não há dúvida que estamos num ponto decisivo para o planeta, quase um ponto sem retorno, mas não foi este documentário que me inspirou a fazer algo de novo. Senti-me mais tocado pelo An Inconvenient Truth, por exemplo.
É bonito? É! (Lindo) Vale a pena ver? Sem dúvida (as imagens devem ser das coisas mais bonitas jamais captadas por uma câmara, às vezes nem parecem reais) Voltarei a ver? Talvez (comprei o Blu-Ray e sou gajo para ter as imagens a passar sem som e com outra banda sonora a tocar no iPod).

3 comentários:

  1. Ainda não vi nenhum, mas estão na lista, mas tenho de dizer isto: Sim Sim Sim ele irritou-me à grande e à francesa no Batman com aquela voz mais que rouca, valeram-me as legendas, e aquilo ser um filme porque senão tinha oferecido uns Halls mentolitos ao Bale, jeez... cada vez que ele aparecia no seu alter ego e falava eu té me torcia, mas pronto, agora que alguém me compreende nesta questão estou muito melhor :)

    ResponderExcluir
  2. Neste é um bocado a mesma coisa, mas como a voz é sempre rouca não incomoda tanto...no Batman é que parecia que mudava de voz quando vestia o fato.

    Como dizia noutro dia o Jimmy Fallon, parece que lhe fizeram o fato demasiado apertado no pescoço

    ResponderExcluir
  3. Ora bem... Já vi ambos os filmes, o Terminator há algum tempo e o Home este fim de semana.

    Terminator: eh é bonzito, dá para continuar a gostar da saga e por muito que goste do Bale ele estava um bocadito mecânico (passo a expressão) na represenção. Gostei mesmo dos efeitos especiais e do Sam Worthington.

    Home: Adorei, tem imagens espectaculares! Mas achei um bocado longo e algo lento (talvez a pedrada de sono também tenha ajudado a isso) mas mesmo assim vale bem a pena :)

    Conclusão: concordo com a tua movie review ***

    ResponderExcluir