terça-feira, 9 de junho de 2009

O resto de Maio

Estou de volta!
Depois dos vinte e tal filmes em 11 dias que foi o Indie estive algum tempo sem ver coisas novas e com pouca paciência para escrever. Mas vocês, caríssimos leitores, merecem a minha atenção, dedicação e tantas outras coisas acabadas em "ção"...Vamos ao que interessa!

Persepolis:



Não sou um grande conhecedor de cinema de animação mas sei reconhecer um bom filme quando o vejo, e este é um bom filme. A história é adulta, a animação é adulta (não há cá corzinhas bonitas, é quase tudo a preto e branco e quando há cor é muito esbatida), e gostei muito da forma como é realizado: a estrutura do filme é muito próxima de um filme de imagem real, com planos paralelos e tal. Fiquei com bastante curiosidade para ler o livro. Já alguém o leu?
P.S.: Uma crítica ao DVD...a edição que tenho (comprada em Londres) só tem a versão dobrada em inglês...nada de versão original. E que tal usarmos o espaço disponível nos disquinhos, hein?


Angels & Demons:



Devo ter sido a única pessoa a achar que este tem mais diálogo forçado que o anterior. Não li nenhum dos livros, mas achei o Código da Vinci um sofrível filme de acção, este é um mau filme de acção com conversas despropositadas e uma premissa muito parva: acham mesmo que os Iluminatti - com todo o mistério e classicismo que, pelo menos no filme, os rodeia - iriam fazer ambigramas escritos em inglês? Um disparate pegado!


Let the Right One In:



Um filme de vampiros sueco que não é um filme de vampiros. Let The Right One In é um filme sóbrio, calmo e cheio da solidão das suas personagens principais. Eli parece ser uma menina de 12 anos e por aí que começa a relação de cumplicidade com o seu novo vizinho, Oskar, que rapidamente se começa a interessar por ela. O que parece ser uma relação de grande carinho começa a passar para outras fronteiras, com a crescente necessidade de alimentação por parte da nova habitante daquele prédio cinzento...o sangue começa a pintalgar a neve e a cumplicidade passa de inocente à protecção de um segredo nem sempre muito bem guardado. Será que Oskar vai ser um novo Håkan? Fiquei com essa opinião, pela imagem final em que - pedaço de trivia interessante - o que é dito em código Morse é Puss, a palavra sueca para "beijinho".

4 comentários:

  1. Sê benvindo ao teu blog cinéfilo :P
    Só vi o "Anjos e Demónios", e achei fraquinho, mas deu para "recordar" Roma, e isso é sempe bom :)
    Estou a ver que para além de código Morse, agora também dominas Suéco... Haja poliglota ;)
    CDP

    ResponderExcluir
  2. De todos só vi o "Anjos e Demónios" e também achei fraquinho, mas mesmo assim melhor que "O Código de Da Vinci". O que me entisasmou mesmo foi também recordar Roma e o pensamento idiota do "já estive ali" :p Recomendo a leitura dos livros, principalmente do Anjos e Demónios que é muito bom, nada que se compare ao filme. ***

    ResponderExcluir
  3. Se calhar por isso é que não gostei do Anjos e Demónios...de tanto sítio onde fui nunca estive em Roma.
    Vão mas é ver o filme sueco, nem que para isso tenham de ir à Suécia primeiro, olraite?

    ResponderExcluir
  4. ah sim mas eu concordo contigo por acaso..já quando li agora a tua review mesmo antes de escrever a minha também fiquei com essa ideia do final.

    só mantive essa "versão" porque é tipo a premissa da história..ela refere-se ao cota como pai, mas claramente que pela relação deles percebe-se que não é...é claro na cena que ela grita com ele depois de ter vindo para casa "de mãos a abanar". mas quanto a ser um antigo Oskar, no sentido mais "amoroso" não sei...parecem-me demasiado distantes (o que poderia ter sido causado pela idade dele ir aumentando e a dela não)...é um bom ponto realmente e acho que vou ler o livro para tentar perceber isso..o livro deve ser muito bom mesmo, para dar um filme destes...obrigado pelo comment! :)

    ResponderExcluir