terça-feira, 5 de junho de 2012

Tyranossaur + Dog Altogether

Tyranossaur:


Normalmente, assim que tenho oportunidade, depois de ver um filme vou à respectiva página de trivia do IMDB e leio alguma informação engraçada relativa ao mesmo. Depois de ter visto Tyrannosaur, primeiro filme realizado pelo actor inglês Paddy Considine, fiquei absolutamente chocado: aparentemente este filme teve bastantes queixas de gente que saiu a meio e tentou reaver o dinheiro. Porquê? Porque este filme não é uma espécie de Jurassic Park em terras de sua majestade.

Por esse motivo, fica desde já o aviso: Tyrannosaur é apenas a alcunha que o protagonista do filme deu à sua falecida mulher. Nada mais que isso.

O protagonista chama-se Joseph, um miserável inglês que não poderia ser mais miserável nem mais inglês. A sua vida está a cair aos bocados e apenas o alcool e uma agressividade ao nível do Clint Eastwood em Gran Torino mantêm a sua vontade de continuar. A sua mulher morreu, o seu melhor amigo está a morrer e a sua última companhia, o seu cão, acaba por sofrer às suas mãos.

Mesmo antes de bater no fundo Joseph conhece Hannah (Olivia Colman, que merece todos elogios que recebeu), uma mulher igualmente miserável mas com fé em algo mais que a cerveja. Hannah poderá inicialmente parecer o oposto de Joseph mas são ambos almas perdidas que precisam de ajuda.

Joseph ajuda Hannah a recuperar de uma relação conjugal violenta, Hannah faz com que Joseph volte a ter um pouco de fé na humanidade, mesmo que não continue a acreditar na sua própria humanidade.

Tal como o mundo de tantos Joseph e Hannah reais, a realidade de Tyrannosaur é pobre, violenta e tão chuvosa como só a Inglaterra pode ser e tal como no mundo real a história destes dois seres que ninguém imaginaria juntos não tem um final feliz. A consolação dos personagens é uma réstia de moralidade que encontram nas profundezas dos seus seres, a consolação dos espectadores só pode ser uma: enquanto retrato da realidade, Tyrannosaur não poderia ser mais pungente...no mundo de Tyrannosaur a tristeza e a raiva são as únicas emoções.



Na mesma sessão deu ainda para ver Dog Altogether, a curta que serviu de teste para Tyrannosaur. É basicamente uma versão mais agressiva da parte inicial da longa mas não deixa de ser engraçado para ver a evolução que a história teve nos 4 anos que separam os dois filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário