terça-feira, 24 de novembro de 2009

Moon

Moon:



Quando pensavam que não podia ir "mais baixo" que um filme com apenas dois actores, heis que - logo a seguir - vos apresento um filme só com um! Ou, mais precisamente, com um e a voz de outro.

O único actor deste filme é o Sam Rockwell e desde já lhe dou os meus parabéns...

Sammy, how are you? I'm fine too, thanks for asking. Congratulations on this great performance.

... agora que já dei os parabéns posso dizer porquê. Não é só porque, coitadinho, deve ser difícil levar um filme às costas. Os parabéns são porque ele o leva às costas muito bem. A história já de si é interessante, e está bem explorada neste primeiro filme do Duncan Jones (filho do David Bowie, para quem não saiba), mas sem dúvida que muita da qualidade do filme passa por ele, que *spoiler importantíssimo* passa por várias personalidades com apenas um ou outro traço diferenciador, essencial para o que se quer mostrar *fim de spoiler importantíssimo*.

A premissa do filme é deprimente - um gajo sozinho na lua durante três anos (eu passava-me!) - e o seu desenvolvimento ainda o consegue ser mais, por isso não o aconselho a quem se ande a sentir em baixo ou desanimado com a vida, nesses casos será mais recomendável optar por algo mais leve. Mas se estiverem de bem com a vida ou forem tão estranhos como eu (que gosto de ver coisas deprimentes) toca a levantar o rabinho da cadeira (ou da cama, que agora com os portáteis o pessoal gosta é de ler deitado) e ver esta excelente derivação (mais em tom que em conteúdo) do 2001, Odisseia no Espaço.

E para os que leram até ao fim (tão lindos que vocês são!), a voz pertence ao Kevin Spacey, que faz de GERTY, o robot.

3 comentários:

  1. E vão três que não chegam cá...vou começar a fazer uma lista "filmes que quero ver mas que não vou ver porque não vivo em Lisboa" :p miséria eheheh fico contente por o Rockwell ter umas costas largas, admito que sempre gostei do senhor.

    ResponderExcluir
  2. É aproveitar as vindas a Lisboa para pegar uns cineminhas :)

    ResponderExcluir
  3. Que abrasileirado que isso foi cara! Olha...não era mau pensado não. Matinés de sábado :)

    ResponderExcluir