terça-feira, 28 de julho de 2009

The Curious Case of Benjamin Button

The Curious Case of Benjamin Button:



Finalmente consegui ver este filme! Confesso que enquanto passou pelos cinemas nunca me senti motivado para o ver, e explico porquê: apesar de saber que a história era diferente, o tema é parecido com o Youth Without Youth, o último filme do Coppolla e uma grandessíssima seca. Por causa disso fiquei com o pé atrás e nunca o meti à frente, para o ir ver.
Por um lado arrependo-me, vi-o ontem e gostei bastante, mas por outro lado não me arrependo nada: assim pude vê-lo no estádio 1º de Maio, numa iniciativa extremamente louvável da Inatel e à qual procurarei continuar a aderir.
Mas vamos lá ao raio da SMR, senão vocês - queridos leitores (estão bons? beijinhos e abraços!) - ficam fartos, deixam de me visitar e lá se vai o meu dinheiro do patrocínio.
O filme conta-nos a história de Benjamin Button, uma história muito especial por se passar ao contrário: Benjamin nasce velho e vai ficando cada vez mais novo ao longo do tempo.
Durante esse tempo Benjamin conhece uma menina da idade dele e é a relação deles que se torna o fio condutor da história, uma história bastante normal tirando esse "estranho caso": Benjamin de certa forma vive uma vida normal de um jovem do seu tempo, arranja um primeiro trabalho bem cedo, perde a virgindade num bordel, vai para a guerra, etc, mas a sua condição faz com que ganhe uma perspectiva diferente sobre as coisas.
Será que essa perspectiva está bem fundamentada? Nem por isso, acho que o filme tem algumas inconsistências nesse aspecto (SPOILERS: nomeadamente quando abandona a família quando é - teoricamente - jovem), mas não deixa de ter um ou outro conselho que dá vontade de seguir:

For what it's worth: it's never too late or, in my case, too early to be whoever you want to be. There's no time limit, stop whenever you want. You can change or stay the same, there are no rules to this thing. We can make the best or the worst of it. I hope you make the best of it. And I hope you see things that startle you. I hope you feel things you never felt before. I hope you meet people with a different point of view. I hope you live a life you're proud of. If you find that you're not, I hope you have the strength to start all over again.
O filme no seu todo é um pouco como as suas conclusões filosoficas. Bom, mas não ficará para sempre na memória. Agora uma coisa é certa, agora que já vi todos os nomeados ao Óscar de melhor filme do último ano devo dizer que acho que este sim, e não o Slumdog Millionarie, deveria ter ganho...é bem mais marcante na história do cinema.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Brüno

Brüno:

Depois da sensação Borat, as expectativas sobre o novo filme do Sacha Baron Cohen estavam altíssimas. Eu, ao contrário do que parece ser a maioria das opiniões que li/ouvi, fiquei bastante desapontado.
Em primeiro lugar devo dizer que, enquanto personagens do Ali G show sempre achei mais graça a este austríaco chanfrado que ao "bimbo" do Cazaquistão...achava as premissas mais ousadas que um mero caso de "gajo errado no sítio certo" e as piadas mais bem conseguidas.
Mas no caso do filme não é assim, enquanto que o Borat é uma excelente crítica à forma egocentrica como os americanos olham o mundo (aceitando todos aqueles disparates como sendo tradições de um país desconhecido - e cheira-me que o Borat poderia dizer que era de um país inventado que muitos deles não estranhariam) este filme é uma série de situações de extremo embaraço e de muito pouco bom gosto.
Não que me considere propriamente um puritano, mas cenas como aquela com o ex-candidato presidencial não acrescentam nada de novo ao filme que não o factor choque que, julgo eu, era pretendido. Este factor choque existe noutras cenas e nesses casos não me parece tão inútil, como é o caso do casting de bebés, por exemplo, em que há uma verdadeira crítica social, mas no geral passei mais tempo de boca aberta, chocado com o que nos atiram à cara para nos fazer rir do que a fazer o que é pretendido...rir.
Sem dúvida que há quem ache graça a isto, e eu também me ri umas quantas vezes, mas a verdade é que não consigo deixar de traçar um paralelo entre este filme e os filmes ou a série televisiva Jackass. A diferença é que aqui a violência desnecessária, com o mero intuito de provocar, é moral e não física...e o Sacha Baron Cohen é um excelente actor!


E acho que ficou claro, mas deixem-me esclarecer eventuais dúvidas: eu não gosto do Jackass.