segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Berlin Today Award 2012: Batman at the Checkpoint

Batman at the Checkpoint:


Inserido na iniciativa Berlinale Talent Campus o Berlin Today Award serviu como competição de curtas metragens entre 2005 e 2012. Os candidatos eram emparelhados com produtoras alemãs, era-lhes dado um tema e um limite de 10 minutos, e os melhores cinco eram apresentados ao público durante a Berlinale. Este o tema foi "every step you take" e esta curta foi a vencedora.

Batman at the Checkpoint não é um filme de super-heróis. Existe um Batman, sim senhor, mas apenas um brinquedo de plástico transportado por Mahmoud, filho de pais palestinos que aguardam a passagem por um check-point israelita. Ao seu lado, na fila exclusiva para israelitas, está o carro dos pais de Yuval. Os adultos olham-se agressiva e desafiadoramente, mas as crianças não ligam às separações historico-politico-religiosas e interagem da mesma maneira que muitos de nós o fizemos em semáforos: através de um concurso de caretas.

À primeira vista o realizador Rafael Balulu passa uma mensagem de esperança que, infelizmente, me parece irrealista. É verdade que entre crianças não existe a diferença israelita-palestiniano, mas a última cena é clara numa coisa: uns avançam enquanto outros ficam para trás, sujeitos a inspecção.

O estilo do filme é decente e a mensagem adequada ao público que em princípio o verá, mas nada nele me deixou memórias que recordarei daqui a uns tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário