Num registo muito semelhante ao The Messenger este Brothers foi uma grande e positiva surpresa. Uma surpresa porque é bem melhor do que imaginei (se bem que o trailer também é bem bom) e uma surpresa porque não é bem aquilo que estava a imaginar.
Se virem o trailer (e vão ver, eu sei, porque são muito obedientes) provavelmente vão ficar com a ideia que o filme se baseia sobretudo nas relações familiares, mas na verdade acabamos por receber do filme uma excelente lição sobre psicologia de veteranos de guerra.
Neste caso o veterano de guerra em causa é Sam, interpretado pelo homem aranha Tobey Maguire, e as questões psicológicas abordadas relacionam-se com a sua incapacidade de lidar com o que viu (e fez) na sua última comissão no Afeganistão. Foram muitos meses de suplício e quando finalmente consegue voltar para a sua família (que o pensava morto) as pessoas "não o compreendem", uma frase muito comum em quem volta da guerra.
Essa profunda alteração comportamental (isto hoje parece um relatório psicológico, fogo!) aliada à tal situação familiar que referi acima vai criar literalmente o caos entre Sam, a sua mulher Grace (Natalie Portman), as suas filhas e o seu irmão "fuck up" Tommy (Jake Gyllenhaal)...um caos que não é totalmente resolvido no filme, mas que nem por isso se torna razão para desgostar dele. Não nos dá as respostas todas, mas deixa-nos muitas perguntas e ao mesmo muitas certezas: a guerra não acaba para os soldados quando regressam a casa...são muito raros os que voltam sem quaisquer sequelas.
Acho que já deu então para perceber que o recomendo vivamente. É um filme muito bom, calmo mas intenso (não fosse ele ser um remake de um filme dinamarquês) e com interpretações excelentes. Qualquer um dos três actores que referi (ou, para os mais picuinhas, os dois actores e uma actriz) faz um papelão, mas para mim a grande estrela, neste campo, é a jovem actriz que faz de filha mais velha do casal Cahill; chama-se Bailee Madison e se continuar assim vai muito longe.
P.S.: Este não é um dos três posts que vos estava a dever. Pela primeira vez na história deste blog vou escrever SMR sem ser por ordem cronológica dos filmes que vi, mas pelas chamadas razões de ordem técnica esses três filmes serão SMR'izados algures mais para o meio desta semana. Quais razões de ordem técnica? O meu telemóvel (onde tenho as notas que escrevo dos filmes) está num país onde eu não estou, haha
Nenhum comentário:
Postar um comentário